Graduação

Ciências Sociais - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo


Me formei em Ciências Sociais no inicio de 2010, desde 2006 frequentei a PUC-SP no cursinho pré-vestibular "Foco." Meu acesso se deu por ação do Programa Pindorama da PUC-SP. Desde então, me desloquei da zona leste de São Paulo, onde vive minha família a 40 anos. São os Guarani Nhandeva do extremo da zona leste. 

Minha família na aldeia Curt Nimuendaju e aldeias do Paraná no Laranjinha e Posto Velho. Vivem a pelo menos um século e meio nestas regiões. São 150 anos de histórias e trajetórias que remontei e de certa forma organizei no meu trabalho de pesquisa. 

Desde que acessei a universidade, pude no decorrer dos anos, não só promover debates no interior da universidade, mas minhas pesquisas foram intensas para entender e compreender capítulos da história esquecidos no tempo. Alias, eles não foram esquecidos, foram negligenciados pelo Estado e politicas de integração. 

Durante os anos em que estive na graduação, promovi um amplo debate sobre a questão indígena. Minhas pesquisas no curso de Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), aprovadas pela Comissão de Pesquisa do CEPE em iniciação científica, teve como titulo: Memoria Guarani: história e Genealogia dos Guarani Nhandeva da Terra Indígena do Araribá. 

E foi transformado em Trabalho de Conclusão de Curso com o título Memória Guarani – Historia e Genealogia da Família Mboká da Reserva Indígena do Arariba, que contou toda a trajetória de minha família até nossa vida na cidade grandePude no universo acadêmico desenvolver aquilo que muitos de origem indígena gostariam um dia realizar, isto é: o resgate e a análise social de sua comunidade indígena e seus desdobramentos.

Emerson Guarani - Retomada Indígena PUC-SP


           









 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Me siga nas redes

Termos e Condições Política de Cookies Política de Cookies